Funil de Vendas e Níveis de Consciência do Cliente

Funis de vendas são fundamentais para qualquer negócio ter sucesso, levando a pessoa desde do começo por uma jornada onde sairá apenas do interesse para se tornar um comprador.

Este post veio para te ajudar a entender o que é o funil de vendas e o que ele traz de resultados para um negócio, seja ele digital ou físico, já que em ambos sempre haverão pessoas interessadas em algum tipo de conteúdo ou produto.

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O que é um Funil de Vendas?

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O Funil (ou Jornada, caminho, trilha) é um modelo de estratégias que demonstra toda a trajetória de um cliente até o momento que ele compra e sendo formado por 3 etapas fundamentais que qualquer cliente passa durante ele.

É basicamente um caminho entre um aluno (o cliente) e um professor (você), onde ele será ensinado por meios de conteúdos de valor até que aprenderá e entenderá o que foi ensinado e no final, comprando o produto do professor para evoluir ainda mais seu conhecimento.

Se entendeu a analogia, é o caminho que você ajuda seu cliente a decidir fazer a compra de seu produto, por meios de argumentos e conteúdos que trarão algum benefício ao cliente e assim ele, já confiando em seu trabalho, irá comprar seu produto.

Para que serve?

A função principal está em captar pessoas e conseguir transformá-las em compradores através do material e conteúdo que você entrega a elas, gerando um mínimo interesse para que ela continue em sua lista e siga você nas suas redes sociais.

Então para captar clientes desde do início até o final, o funil de vendas é a melhor estratégia que você pode ter como aliada em seu negócio, principalmente para aqueles que possuem uma esteira de produtos.

Níveis de consciência dos clientes

O funil de vendas pode ser dividido em 3 etapas fundamentais, onde no topo é mais largo e vai estreitando durante o caminho, logo, quem está em cima, são as pessoas que estão interessadas no assunto e no final são aqueles que concluíram a jornada e já se tornaram compradores.

Saiba que provavelmente nunca existirá um funil com conversão de 100% (ou seja, todos os que entraram compram seu produto), muitos saem ou param no caminho, e no final, só sobra uma pequena porcentagem de quem começou.

Então entender as etapas do funil, pode te ajudar a saber como aumentar a sua conversão e evitar perda de leads e pessoas que tem interesse durante a jornada. Vamos dar uma olhada nelas agora:

Topo de funil

A primeira etapa do funil é quando o cliente está inconsciente do problema e assim que ele descobre seu produto, conteúdo ou outro material, ele se torna consciente do problema ou ganha interesse pelo assunto.

Nessa etapa é fundamental que você crie uma autoridade com a pessoa e ajude ela a trilhar o caminho junto a você, para isso você entrega conteúdo de alto valor para ela aprender mais sobre o assunto que ainda desconhece.

Para então levar ela a sua isca digital, a fim de conseguir seu contato (seja e-mail ou telefone) para conseguir se relacionar com ela de forma mais aproximada como uma conversa.

Com tudo isso feito, você já começou a guiar o cliente pelo seu funil e agora basta que passe ela para a próxima etapa.

Meio de funil

Nessa etapa o cliente já te conhece e já sabe o problema que ele tem, dessa forma, consumindo seu material, ela entende o que ela precisa para avançar mais, então ela já conhece a solução para resolver seu problema.

Logo, este é o momento onde você com sua autoridade sobre o assunto, começa a ganhar a confiança da pessoa, lhe entregando um conteúdo mais qualificado que tire as dúvidas que ela tem.

É aqui onde o lead que você gerou através da isca digital, começa a buscar muito conteúdo e se aprofundar para resolver o problema, então ela conhece produtos e serviços que podem ajudá-la nisso.

Concluindo a pesquisa que o cliente fez, ela passará para a última e mais importante etapa do funil.

Fundo de funil

Esta é a última etapa do funil, onde os leads que já foram educados e qualificados, são clientes em alto potencial de compra. Neste momento, ele já está consciente de tudo, e sabe que não vai conseguir resolver apenas com conteúdos gratuitos.

Então ela fará uma pesquisa de mercado para entender e saber qual é o melhor produto que irá resolver todos os problemas que ela possui com esse assunto.

É agora que você, sendo uma autoridade de confiança para essa pessoa, vai dar o “empurrãozinho” para ela finalizar a compra do seu produto, e como ela já te conhece e sabe que você conhece e entende sobre, provavelmente o produto que ela irá escolherá será o seu.

Está finalizado seu funil de vendas, lembrando que poucos dos que entraram, se tornaram realmente compradores.

Para entender melhor, façamos um exemplo, se você é um afiliado que vende um produto de marketing digital, você primeiro criará o lead, ou seja, criará um desejo na pessoa, depois demostrará qual solução ela precisa, e que no final, a solução é o produto que você oferece, ficando dessa maneira:

Criando seu funil de vendas

Para criar um bom funil de vendas, você tem que entender como o cliente caminha por ele, o que ele faz, o que procura e o que deseja antes de realmente realizar a compra.

A sua tarefa fica por criar a base para que o cliente se apoie através dessa jornada e que ajude a sanar os problemas que ele possui.

Para saber isso, você pode perguntar para as pessoas, vê funis de outras pessoas e se colocar no lugar do cliente, pense no que gostaria de aprender antes de efetuar uma compra.

Sabendo dessas informações, você pode agora criar pequenas etapas em cada parte do funil, como por exemplo, cliente pega o e-book é o primeiro, ele se inscreve em um curso gratuito é o segundo, ele abre e-mails de marketing é o terceiro, e assim por diante.

Desta forma, fica mais fácil mapear todo seu funil de vendas e melhorar ele para quem for entrar, tornando assim, um funil bem feito e consolidado.

A importância de um funil de vendas

A importância do funil de vendas está em transformar uma pessoa sem interesse ou pouco interessada em um potencial comprador.

Quando você caminha junto a pessoa durante o funil, ela aprende com você, e assim cria-se uma autoridade, ou seja, você se torna uma referência para aquela pessoa, além de conseguir criar o desejo nesse cliente, tudo para que no fim, ela faça a compra de seu produto.

O funil de vendas é basicamente a alma de qualquer negócio online, já que é ele quem consegue transformar um lead em um cliente comprador, gerando frutos ao seu trabalho. Sem ele, você dificilmente conseguirá gerar interesse nas pessoas para que elas comecem a consumir seu conteúdo e crie um laço com você.

Então se ainda não tem um funil de vendas, siga esse processo e crie o seu próprio, os resultados serão bem melhores.

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Por Fim…

O funil de vendas tem que está presente em seu negócio, e por isso esse post foi feito, para te ajudar a entender como funciona e a criar o seu! Se te ajudou, comente ai e não deixe de compartilhar e comentar!

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